Biblioteca Graciliano Ramos

Artigos Selecionados

Liderança em um mundo volátil, incerto, complexo e ambíguo (VUCA)

O tema da Curadoria dessa semana tem relação com os desafios para os líderes diante das mudanças na sociedade em que a estabilidade das relações e dos projetos duram cada vez menos, e os líderes precisam enfrentar conflitos geracionais e conduzir os processos de forma criativa. Os três textos selecionados são curtos, de fácil leitura e trazem opiniões interessantes sobre esses desafios.

As revistas indicadas estão disponíveis na Proquest. Para facilitar já trouxemos o link direto para o pdf dos textos, mas para acessar os demais artigos dos sumários, é necessário estar logado na seção Livros e Periódicos Eletrônicos do portal da Biblioteca http://biblioteca.enap.gov.br/

Leadership, “communityship,” and “the good folk”

Henry Mintzberg; Cam Caldwell

International Journal of Public Leadership, Bingley, v. 13, n. 1, p. 5-8, 2017 – Acesse o sumário da revista

Acesse o texto em inglês

Resumo traduzido: O objetivo deste artigo é identificar os desafios críticos para os líderes públicos em tempos difíceis, com base na experiência e nos pensamentos de um acadêmico de renome mundial reconhecido no campo da estratégia e da liderança. Uma entrevista semiestruturada foi conduzida com base em uma série de questões que são consideradas pertinentes aos desafios enfrentados pelos líderes públicos. As principais descobertas sugerem que o individualismo e os egos são dominantes demais, que há uma ausência de liderança ética eficaz que, juntas, ofusca a necessidade de ação comunitária.

 

We live in a VUCA World: the importance of responsible leadership

Anita Sarkar

Development and Learning in Organizations, 2016; Vol. 30 (3) – Acesse o sumário da revista

Acesse o texto em inglês

Resumo traduzido: Este artigo tem como objetivo descrever o papel da liderança responsável em um mundo de VUCA (volátil, incerto, complexo e ambíguo). Fatores críticos de sucesso no mundo da VUCA são: sólidos princípios de negócios, agilidade de uma empresa para responder rapidamente, fortes redes colaborativas, inovação e práticas éticas. Estes estão alinhados com um estilo de liderança responsável, que é uma combinação de liderança transformacional, servidora e autêntica.

 

 

Primeiro vamos demitir todos os gerentes

Gary Hamel

Harvard Business Review*, dez 2011

Acesse o texto em português

Resumo: a gestão é a atividade menos eficiente em sua organização. Pense nas inúmeras horas que líderes de equipe, chefes de departamento e diretores dedicam a supervisionar o trabalho de outros. A maioria dos gerentes é trabalhadora; o problema não está neles. A ineficiência decorre de um modelo de gestão centralizada que é a um só tempo inconveniente e oneroso.

 

 

*Alguns artigos dessa revista, como este, são de acesso aberto, mas ela também está disponível na Proquest.

 

Boa leitura!

 

 

ATENÇÃO! As  revistas de acesso restrito, e faz parte da coleção da base de dados assinada pela Biblioteca da Enap. Para acessar os artigos dos sumários dessa revista, siga o passo a passo abaixo:

  • Acesse os Livros e Periódicos Eletrônicosno Portal da Biblioteca
  • Faça o login;
  • Clique na logo
  • Em seguida retorne ao sumário da revista e clique nos links dos artigos de interesse.

Para o primeiro acesso faça o seu cadastro e tenha acesso a mais de 7 mil títulos de periódicos e mais de 10 mil títulos de e-books.

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

45 − = 40

Receba as novidades

Artigos selecionados

Artigos selecionados é um espaço que visa trazer conteúdos atualizados para os servidores públicos, facilitando o acesso a artigos recentes de importantes revistas nacionais e estrangeiras, inclusive em base de dados de acesso restrito assinadas pela Enap.