Biblioteca Graciliano Ramos

Empréstimo

O empréstimo domiciliar é restrito aos usuários cadastrados na modalidade pleno, ou seja, que sejam residentes no Distrito Federal. Poderá solicitar o cadastro de usuário pleno o cidadão que se enquadrar em uma das seguintes categorias:

  1. Os dirigentes e servidores públicos ativos e inativos da administração pública federal;
  2. Os servidores públicos ativos e inativos do governo do Distrito Federal;
  3. Professores universitários e pesquisadores residentes no Distrito Federal;
  4. Funcionários ou servidores em exercício na ENAP e estagiários da ENAP;
  5. Alunos matriculados em cursos da ENAP, durante o período em que durar o curso;

 

A realização do cadastro é realizada presencialmente mediante a apresentação de:

  1. Carteira de Identidade ou outro documento de identificação admitido pela legislação;
  2. CPF;
  3. Comprovante de residência;
  4. Carteira funcional ou qualquer documento apto a comprovar que o usuário é servidor público; ou
  5. Cópia do contrato de estágio (somente para estagiários da ENAP); ou
  6. Cópia de declaração de vínculo com a faculdade, universidade ou instituição de ensino (para professores e pesquisadores);
  7. Uma foto 3×4 recente. (Opcional)

 

O usuário pleno poderá retirar até cinco publicações simultaneamente, pelo prazo máximo de 10 dias úteis. O empréstimo só será realizado na presença do usuário cadastrado e com a apresentação de documento pessoal com foto, sendo vedado o empréstimo realizado a terceiros, mesmo com a apresentação dos documentos do titular.

Havendo atraso na devolução será cobrada multa para cada obra em atraso de R$1,00 por dia. Novos empréstimos não poderão ser realizados em caso de atraso na devolução ou pendência por multa.

 

Renovações e reservas

 

As publicações podem ser renovadas por igual período, desde que não haja pedido de reserva por outro usuário.

 

Após duas renovações consecutivas o sistema de empréstimo bloqueará automaticamente o acesso a outras renovações. Caso seja de interesse do usuário continuar com as publicações emprestadas, esse deverá comparecer à Biblioteca com o material, efetuar a devolução e realizar novo empréstimo.

A reserva de publicações pode ser feita diretamente pelo usuário no setor de empréstimo, via e-mail ou pelo sistema da Biblioteca, por meio de senha pessoal.

Para renovação ou reserva online, acesse Catálogo online e clique em Serviços / Renovações / Reservas no menu superior. LEMBRETE: o login corresponde ao número de matrícula na Biblioteca.

Para maiores informações, por favor, consulte o Regulamento da Biblioteca ou entre em contato pelo e-mail biblioteca@enap.gov.br ou pelo telefone +55 61 2020-3139.

 

Empréstimo entre bibliotecas

 

As bibliotecas cooperantes sediadas no Distrito Federal poderão obter empréstimos de obras constantes do acervo da Biblioteca Graciliano Ramos, desde que estejam cadastradas conforme o Capítulo VI do Regulamento e que haja reciprocidade.