Biblioteca Graciliano Ramos

Dúvidas frequentes

01 - Quem pode utilizar a Biblioteca da Enap?

A qualquer pessoa é permitido o acesso à Biblioteca e ao seu acervo, desde que devidamente identificada, nos dias e horários de atendimento.

02 - Qual o horário de funcionamento?

O horário de atendimento da Biblioteca é de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 21h.

03 – Quem pode se cadastrar na Biblioteca?

Podem se inscrever como usuários plenos da Biblioteca Graciliano Ramos, aptos a retirar obras por empréstimo, os servidores públicos ativos e inativos, professores universitários e pesquisadores residentes no Distrito Federal. Alunos dos cursos da Enap com duração superior a 30 dias mesmo que provenientes de outros estados poderão se inscrever como usuários plenos. Neste caso, o empréstimo de obras será autorizado apenas no período de duração do curso, devendo ser interrompido sete dias antes do término das aulas. Estagiários da Enap poderão se inscrever como usuários plenos da Biblioteca somente no período do estágio e terão os serviços de empréstimos interrompidos sete dias antes do término. As bibliotecas do Distrito Federal poderão se inscrever como usuárias desde que haja reciprocidade com a Biblioteca Graciliano Ramos, além de ser obrigatória a apresentação de ofício para solicitação de empréstimo.

04 – Quais os meios para contato com a Biblioteca?

Os meios de contato são o telefone (61) 2020-3139 e e-mail biblioteca@enap.gov.br.

05 – Empregados de empresas prestadoras de serviços terceirizados podem se cadastrar?

Não. É vedada a inscrição, como usuários plenos, de empregados de empresas prestadoras de serviços terceirizados.

06 – Qual a documentação necessária para o cadastro e onde fazê-lo?

A inscrição de usuário somente será feita no Setor de Empréstimo, mediante apresentação dos seguintes documentos originais:
1. Carteira de Identidade ou outro documento de identificação admitido pela legislação;

2. CPF;

3. Comprovante de residência;

4. Carteira funcional ou qualquer documento apto a comprovar que o usuário é servidor público;

5. Cópia do contrato de estágio (somente para estagiários da Enap);

6. Cópia de declaração de vínculo com a faculdade, universidade ou instituição de ensino (para professores e pesquisadores);

7. Ofício de solicitação de cadastro (para bibliotecas no Distrito Federal);

8. Uma foto 3×4 recente. A falta de qualquer um dos itens mencionados acima impossibilitará a inscrição do usuário na Biblioteca.

07 – Todo material bibliográfico pode ser emprestado?

Não. Em razão de suas peculiaridades, o empréstimo das obras de referência, obras de consulta, periódicos e determinadas obras do acervo geral indicadas pela Coordenação da Biblioteca é impossibilitado. Essas estão disponíveis somente para consulta nas dependências da Biblioteca.

08 – Há limite de obras para empréstimo?

Sim. O usuário pode retirar, por empréstimo, até cinco publicações pelo prazo máximo de dez dias úteis.

09 – Parentes e/ou amigos indicados poderão pegar publicações em nome do usuário cadastrado?

Não. O empréstimo só será realizado na presença do usuário cadastrado e com a apresentação da carteira de identificação de usuário da Biblioteca ou documento pessoal com foto. É vedado o empréstimo realizado por terceiros, mesmo com a apresentação dos documentos do titular.

10 – As publicações podem ter o empréstimo renovado?

Sim. As publicações podem ser renovadas por igual período, desde que não haja pedido de reserva feito por outro usuário, nas seguintes formas:
1. Diretamente no Setor de Empréstimo;

2. Pelo próprio usuário na página da Biblioteca por meio de senha pessoal;

3. Por solicitação via e-mail para biblioteca@enap.gov.br desde que enviado até a data de vencimento, no horário de atendimento da Biblioteca. Após duas renovações consecutivas o sistema de empréstimo bloqueará automaticamente o acesso a outras renovações. Caso seja de interesse do usuário continuar com as publicações emprestadas, deverá comparecer à Biblioteca com o material, efetuar a devolução e realizar novo empréstimo.

11 – Existe alguma restrição para renovar o empréstimo?

Sim. Não é permitida a renovação de publicações:

1. Por terceiros, mesmo apresentando os documentos do titular;

2. Com prazo de devolução vencido;

3. Por telefone.

4. Reservadas por outro usuário.

12 – Caso seja ultrapassado o prazo de devolução das publicações, haverá algum tipo de punição?

Sim. Será cobrada uma multa diária por obra, a partir do primeiro dia de atraso.

13 – Qual o local para pagamento das multas?

As multas serão pagas no Banco do Brasil por meio da Guia de Recolhimento da União (GRU), que será emitida pela Biblioteca.

14 – O que acontece se a multa não for paga?

O usuário que não efetuar o pagamento da multa terá o cadastro suspenso e não poderá utilizar os serviços de empréstimo.

15 – Caso não seja correntista do Banco do Brasil, a multa pode ser paga diretamente na Biblioteca?

Não. É proibido o pagamento de multas diretamente à Biblioteca, salvo em caso de greve no sistema bancário. Nesse caso, será emitido comprovante de pagamento pela própria Biblioteca.

16 – Caso a publicação seja extraviada ou danificada, o que fazer?

O usuário é responsável pela integridade do material emprestado ou consultado na Biblioteca e, em caso de extravio ou dano, terá de repor com outro exemplar idêntico no prazo de 30 dias corridos, para as publicações nacionais, e de 60 dias corridos, para as internacionais. O usuário deverá comunicar por escrito o extravio ou dano da obra à Coordenação da Biblioteca para que a multa por atraso na devolução seja interrompida, cabendo a reposição da obra dentro do prazo estipulado. O usuário que não comunicar por escrito o extravio ou dano da obra terá a multa computada a partir do primeiro dia de atraso, até a reposição da obra. Em se tratando de publicação esgotada, a obra a ser reposta poderá ser substituída por outra de valor e interesse equivalentes, a critério da Coordenação da Biblioteca.

17 – Como consultar o acervo da Biblioteca?

A consulta ao acervo pode ser feito presencialmente na Biblioteca ou pelo endereço http://acervo.enap.gov.br.

18 – Qualquer pessoa pode utilizar os terminais com acesso à internet na Biblioteca?

Não. O acesso aos terminais de pesquisa é restrito aos usuários devidamente cadastrados na Biblioteca e aos alunos em curso na Enap, desde que identificados com crachá.

19 – Qual o procedimento para doar algum livro para o acervo da Biblioteca?

As doações podem ser feitas diretamente no balcão de empréstimo da Biblioteca.

20 – Todo material doado será incorporado ao acervo?

Todo o material doado passará por uma avaliação e se estiver de acordo com a Política de Desenvolvimento de Coleção adotada pela Biblioteca, fará parte do acervo. Caso não esteja, será doado para outra biblioteca.

21 – Todas as publicações podem ser reproduzidas?

Não. A reprodução dos documentos bibliográficos do acervo é permitida, desde que não acarrete danos aos documentos e que esteja de acordo com a Lei de Direitos Autorais (Lei nº 9.610, de 19/02/98), sendo permitida uma única cópia nos seguintes casos:

1. Trechos de livros e similares;

2. Artigos de periódicos.