Biblioteca Graciliano Ramos

Artigos Selecionados

A tensão entre mérito e confiança na Alta Administração Pública na América Latina

A questão que se abre o artigo é se é a solução para a politização da alta administração pública na América Latina é a total despolitização. Para tentar responder, a autora faz uma comparação entre as experiências da Argentina, Chile e Peru.

La tensión entre mérito y confianza en la Alta Dirección Pública de América Latina

Mariana Chudnovsky

Acesse o texto em espanhol

Resumo traduzido: a evidência comparada na região indica que buscar a erradicação do componente político da capa diretiva das administrações públicas latino-americanas, ao menos por enquanto, mostrou-se contraproducente, já que travou qualquer nomeação por outra via alternativa a da confiança. Este argumento é ilustrado no caso argentino a luz das experiências dos casos do Chile e do Peru que conseguiram reformas exitosas em seus serviços civis, dando espaço ao componente político no processo. Na Argentina, a pesar da existência de normas que obrigam a gerar um sistema de seleção aberta, meritocrático e por concurso para a Alta Administração Pública – desde a sua aprovação em 2008-, quase não se procedeu de tal forma. No entanto, nos últimos nove anos, continuam insistindo em implementar essa estratégia e continuam falhando. É sugerida a necessidade de repensar o papel da política não apenas em seus componentes negativos, e propõe-se que é possível essa faça parte da seleção de cargos de diretivos, de maneira organizada, monitorada e projetada para poder ser avaliada a posteriori, como exemplificado pelos casos do Peru e do Chile.

 

Se você achou o conteúdo interessante, compartilhe usando os botões das redes sociais, ou deixe um comentário abaixo.

Sugestões e recomendações são muito bem-vindas!

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

13 − 12 =

Receba as novidades

Artigos selecionados

Artigos selecionados é um espaço que visa trazer conteúdos atualizados para os servidores públicos, facilitando o acesso a artigos recentes de importantes revistas nacionais e estrangeiras, inclusive em base de dados de acesso restrito assinadas pela Enap.