Biblioteca Graciliano Ramos

Artigos Selecionados

Accountability

Olá,

Na semana de lançamento da tradução do livro Accountability democrática, ordem política e mudança, este foi o tema escolhido. Selecionamos os artigos “Democratic accountability and the terms of political order” e “The Reputational Basis of Public Accountability “

Os dois artigos são de acesso aberto.

 

Democratic accountability and the terms of political order (2016) 

Johan P. Olsen

Acesse o artigo

Resumo traduzido: Este artigo explora a significância cambiante dos processos de responsabilização e por que, às vezes, eles atraem uma atenção considerável do público e o envolvimento dos cidadãos, enquanto em outras ocasiões eles escapam ao conhecimento público. Os processos de responsabilização são concebidos como processos de manutenção de ordens ou de transformação de ordens e eu interpreto a recente obsessão pela accountability democrática como parte de uma luta pelos termos da ordem política. Este artigo atende à importância da associação política envolvendo diferentes combinações de unidade / diversidade, confiança / desconfiança e experiências históricas; organização política e rotinas de ordenação, idéias e recursos de diferentes instituições; e agência política e mudança de atenção, zonas de aceitação e capacidade de ação.

 

The Reputational Basis of Public Accountability (2015)

Madalina Busuioc; Martin LodgeMartin Lodge

Acesse o artigo

Resumo traduzido: Este artigo propõe uma abordagem baseada em reputação para explicar dois enigmas centrais de responsabilidade. O primeiro é o desequilíbrio entre as previsões comportamentais do arcabouço da ciência política hegemônica para falar sobre accountability, a saber, o principal-agente e os resultados empíricos. O segundo quebra-cabeça é a popularidade incomparável da responsabilidade, dada a evidência de que medidas supostamente capazes de melhorar a prestação de contas freqüentemente levam a efeitos opostos. Uma abordagem teórica da responsabilidade pública “informada pela reputação” sugere que a responsabilidade não é reduzir as assimetrias informacionais, conter “deriva” ou assegurar que os agentes permaneçam comprometidos com os termos de seu mandato. Prestação de contas – tanto da manutenção quanto da doação – é gerenciar e cultivar a reputação de uma pessoa em relação a diferentes públicos-alvo. Trata-se de ser visto como um ator respeitável aos olhos de um (a) sudiente (s), transmitindo a impressão de desempenhar com competência os papéis de alguém (accountability), gerando benefícios reputacionais.

 

Se você achou o conteúdo interessante, compartilhe usando os botões das redes sociais, ou deixe um comentário abaixo.

Sugestões e recomendações são muito bem-vindas!

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

32 − = 27

Receba as novidades

Artigos selecionados

Artigos selecionados é um espaço que visa trazer conteúdos atualizados para os servidores públicos, facilitando o acesso a artigos recentes de importantes revistas nacionais e estrangeiras, inclusive em base de dados de acesso restrito assinadas pela Enap.