Biblioteca Graciliano Ramos

Artigos Selecionados

Atlas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

O tema da Curadoria dessa semana é agenda 2030 e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Foram selecionados dois artigos sobre o assunto, o Atlas of Sustainable Development Goals 2018 do Banco Mundial e a Exposição virtual ODS e Políticas Públicas no Brasil.

O atlas apresenta mais de 180 mapas e gráficos e mostra o progresso que as sociedades estão fazendo em relação aos 17 ODS. Ele é preenchido com visualizações de dados anotados, que podem ser construídos de forma reproduzível a partir do código-fonte e dos dados. 

The 2018 Atlas of Sustainable Development Goals: an all-new visual guide to data and development

World Bank Group

 

Acesse o Atlas em inglês

 

Resumo traduzido: O Atlas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável de 2018 apresenta mapas, gráficos e histórias relacionadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Ele discute tendências, comparações e problemas de medição usando visualizações de dados acessíveis e compartilháveis.Os dados baseiam-se nos Indicadores de Desenvolvimento Mundial da compilação de estatísticas internacionalmente comparáveis ​​do Banco Mundial sobre o desenvolvimento global e a qualidade de vida das pessoas. Para cada um dos ODS, foram escolhidos indicadores relevantes para ilustrar ideias importantes.

 

Improving Governance for the Post-2015 Sustainable Development Goals: Scenario Forecasting the Next 50 years

DEVIN K. JOSHI, BARRY B. HUGHES and TIMOTHY D. SISK

 

Acesse o texto em inglês

 

Resumo traduzido: Cobrindo três fundamentais transições de governança historicamente características dos estados modernos – a provisão de segurança, a construção de capacidade e o aprofundamento da inclusão – oferecemos uma previsão pioneira do futuro da governança doméstica para o ano 2060 para 183 países, utilizando um sistema global de modelagem de futuros global, dinâmico e integrado. Enquanto nossa previsão do Caso Base antecipa ganhos globais em segurança, capacidade e inclusão, a análise de cenários ampliados sugere que intervenções oportunas e eficazes para fortalecer a governança e implementar políticas de desenvolvimento favoráveis ​​aos pobres que resultará em avanços muito maiores nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável Pós-2015.

 

The transformative potential of the Sustainable Development Goals (SDGs)

Casey Stevens; Norichika Kanie

 

Acesse o texto em inglês

 

Resumo traduzido: Como a governança global pode moldar uma transformação em direção à sustentabilidade? Como uma transformação em direção à sustentabilidade pode moldar novas formas e estratégias de governança global? essas questões tornam-se cada vez mais importantes à medida que o impacto humano sobre o meio ambiente excede cada vez mais as fronteiras planetárias. Além disso, a abordagem predominante da sustentabilidade somente alcançar um futuro sustentável para alguns, o que não seria sustentável de forma alguma.

 

 

Exposição virtual – ODS e Políticas Públicas no Brasil

Acesse a Exposição

Sobre a Exposição: A exposição apresenta sites, plataformas, iniciativas, documentos, fotografias, vídeos e produções técnico-científicas de instituições envolvidas com os ODS no Brasil. O objetivo é proporcionar um espaço para dar visibilidade à incorporação dos ODS nas ações do governo e da sociedade brasileiros. A Enap reitera sua crença na formação de uma consciência coletiva sobre o verdadeiro significado do “desenvolvimento sustentável”, suas ferramentas, soluções e recursos existentes e, principalmente, sobre o papel de cada setor na implementação dos ODS.

 

 

 

 

Se você achou o conteúdo interessante, compartilhe usando os botões das redes sociais, ou deixe um comentário abaixo.

Sugestões e recomendações são muito bem-vindas!

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

76 − = 73

Receba as novidades

Artigos selecionados

Artigos selecionados é um espaço que visa trazer conteúdos atualizados para os servidores públicos, facilitando o acesso a artigos recentes de importantes revistas nacionais e estrangeiras, inclusive em base de dados de acesso restrito assinadas pela Enap.