Biblioteca Graciliano Ramos

Artigos Selecionados

Desenvolvimento Local e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Olá,

Na semana em que se iniciam as aulas da Especialização em Desenvolvimento Local e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, este tema inspirou a seleção dos seguinte conteúdos pela Curadoria: o guia para “Localização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável nos Municípios Brasileiros (2016)”, o aplicativo “Mandala ODS – Municipal” e a apresentação “Planejamento Público Municipal e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) (2018)”.

O materiais são de acesso aberto e também estão disponíveis na Exposição virtual – ODS e Políticas Públicas no Brasil.

Guia para Localização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável nos Municípios Brasileiros (2016)
Confederação Nacional de Municípios

Acesse o guia

Descrição: A CNM pretende apresentar aos Municípios a nova agenda global de desenvolvimento sustentável, acordada entre os países membros das Nações Unidas (entre eles o Brasil), a sua importância para os Municípios e como ela pode ser implantada, monitorada e avaliada. Esta publicação traz a todos os Municípios brasileiros informações sobre a agenda global para o desenvolvimento sustentável à qual o Brasil aderiu em setembro de 2015, a ser implantada até 2030. A agenda contém um conjunto de 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), os quais levam em conta o legado dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), procuram obter avanços naquelas metas não alcançadas e agregam outras dimensões do desenvolvimento, como o crescimento econômico e a preservação ambiental. Para cada um dos ODS da agenda, explica-se a sua importância e a relação com as competências municipais, e orienta-se sobre como aplicá-los, monitorá-los e avaliá-los nos Municípios.

 

Mandala ODS – Municipal

Confederação Nacional de Municípios

Acesse o aplicativo

Descrição: A Mandala ODS é um aplicativo disponibilizado aos gestores públicos municipais e à sociedade que possibilita diagnosticar, monitorar e avaliar o desempenho dos Municípios brasileiros quanto ao nível do alcance da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Ao trazer um gráfico do tipo “radar”, a Mandala mostra o grau de desenvolvimento do Município de acordo com 4 dimensões: econômica, social, ambiental e institucional. A ferramenta disponibiliza 28 indicadores dos 5.570 Municípios brasileiros, os quais são considerados em 6 grupos distintos para fins de análise e comparação. Por meio da Mandala, os gestores são convidados a fazer uma reflexão sobre o significado destes conceitos e medidas relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e fazer com que contribuam para influenciar decisões que serão determinantes, tanto para os resultados da gestão que se inicia, como para as futuras gerações do Município.

 

Planejamento Público Municipal e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) (2018)

Prefeitura de Belo Horizonte

Acesse a apresentação

Descrição: Apresentação sobre como a Agenda ODS pode contribuir para a realização dos princípios constitucionais de publicidade e eficiência na gestão pública municipal

 

 

 

Se você achou o conteúdo interessante, compartilhe usando os botões das redes sociais, ou deixe um comentário abaixo.

Sugestões e recomendações são muito bem-vindas!

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

+ 20 = 27

Receba as novidades

Artigos selecionados

Artigos selecionados é um espaço que visa trazer conteúdos atualizados para os servidores públicos, facilitando o acesso a artigos recentes de importantes revistas nacionais e estrangeiras, inclusive em base de dados de acesso restrito assinadas pela Enap.