Biblioteca Graciliano Ramos

Artigos Selecionados

Economia Comportamental

Olá,

Na semana em que ocorre o curso Perspectivas de Análise Econômica do Direito Administrativo e a Economia Comportamental, este tema inspirou o artigo selecionado:  “Behavioral Economics: Past, Present, and Future (2016)”

O artigo pode ser acessado na Proquest.

 

Behavioral Economics: Past, Present, and Future (2016)

Richard H. Thaler

Acesse o artigo

Resumo Traduzido:  Tem havido um crescente interesse no campo conhecido como “economia comportamental”, que tenta incorporar insights de outras ciências sociais, especialmente a psicologia, a fim de enriquecer o modelo econômico padrão. Esse interesse da psicologia subjacente do comportamento humano retorna a economia às suas primeiras raízes. Estudiosos como Adam Smith falaram sobre conceitos-chave como aversão à perda, excesso de confiança e autocontrole. No entanto, a versão moderna da economia comportamental introduzida na década de 1980 encontrou resistência por parte de alguns economistas, que preferiram manter o modelo neoclássico padrão. Eles introduziram vários argumentos sobre por que a psicologia poderia ser ignorada com segurança. Neste ensaio, mostro que esses argumentos foram rejeitados, tanto teoricamente quanto empiricamente, então é hora de seguir em frente. A nova abordagem da economia deve incluir dois tipos diferentes de teorias: modelos normativos que caracterizam a solução ótima para problemas específicos e modelos descritivos que capturam como os humanos realmente se comportam. As últimas teorias incorporarão algumas variáveis ​​que chamo de fatores supostamente irrelevantes. Adicionando esses fatores como enquadramento ou tentação, podemos melhorar o poder explicativo dos modelos econômicos. Se todos incluírem todos os fatores que determinam o comportamento econômico, o campo da economia comportamental não precisará mais existir.

 

Se você achou o conteúdo interessante, compartilhe usando os botões das redes sociais, ou deixe um comentário abaixo.

Sugestões e recomendações são muito bem-vindas!

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

9 + 1 =

Receba as novidades

Artigos selecionados

Artigos selecionados é um espaço que visa trazer conteúdos atualizados para os servidores públicos, facilitando o acesso a artigos recentes de importantes revistas nacionais e estrangeiras, inclusive em base de dados de acesso restrito assinadas pela Enap.