A Enap recebeu essa semana o Seminário Internacional Equidade de Gênero: Representação Política de Mulheres – Diálogo Países Nórdicos, Brasil e América Latina.
O evento buscou abordar a trajetória da representação política das mulheres, trazendo as experiências positivas dos Países Nórdicos, que se encontram em posição de liderança nos índices de igualdade de gênero.
O artigo abaixo trata de uma pesquisa sobre a participação das mulheres nas três últimas eleições municipais do Brasil, e faz uma análise das políticas públicas implementadas na época para combater as desigualdades de gênero no campo político.
Economia da igualdade e do desenvolvimento: políticas públicas de empoderamento político das mulheres no Brasil (2008-2016)
Joseph Estrela Rodrigues Torres
Andrea Traub
Viviani Cristine de Oliveira
Ivan Carlos Vicentin
Revista de informação legislativa: RIL, v. 54, n. 215, p. 163-178, jul./set. 2017
Resumo: a pesquisa analisou os resultados das políticas públicas de combate à disparidade de gênero nas eleições municipais de 2008, 2012 e 2016. O trabalho caracteriza a economia da igualdade de gênero e desenvolvimento, e relaciona a representação política feminina, o desenvolvimento e as diretrizes das políticas públicas dos planos nacionais de políticas para as mulheres e as políticas sociais de combate à desigualdade de gênero na política. Analisa os dados numéricos da participação política ao longo do período e os resultados das eleições. Usou-se a estatística descritiva para a análise de dados. Os resultados evidenciam que as políticas de combate à desigualdade de gênero na política não reduziram as disparidades, sendo nulos os seus efeitos no período. Sugere-se que o foco das políticas seja redirecionado para as causas das disparidades, inclusive mediante a adoção de cotas femininas nas casas legislativas e medidas impositivas de financiamento para campanhas de mulheres.
Se você achou o conteúdo interessante, compartilhe usando os botões das redes sociais, ou deixe um comentário abaixo. Sugestões e indicações são muito bem-vindas!