Biblioteca Graciliano Ramos

Artigos Selecionados

Estudo de Caso – Resposta a fluxos migratórios e inclusão social de imigrantes haitianos no Brasil

A Casoteca de Gestão Pública da Enap lançou um estudo de caso em parceria com a Global Delivery Initiative, que trata de um dos mais relevantes problemas enfrentados por diversos países: os fluxos migratórios. Confira!

 

Resposta a fluxos migratórios e inclusão social de imigrantes haitianos no Brasil

João Guilherme Xavier da Silva e Fernando Macedo

Acesse o caso em português

Acesse o caso em inglês

 

 

 

Resumo do estudo de caso:

Este caso aborda o fenômeno da migração e seus desafios para o governo e a sociedade.

O relato trata da acolhida humanitária realizada no Brasil para os imigrantes haitianos que adentraram no território nacional no período de 2012 a 2015. Várias políticas públicas necessitaram se articular nos territórios nacionais para se obter uma resposta efetiva. Além disso, vários ajustes foram feitos durante o período para superar novos problemas que foram surgindo no processo de implementação dessa política.

As ações acompanhadas pelo caso se referem a como os órgãos federais, em especial o Ministério da Justiça e o do Desenvolvimento Social, se articularam com outros atores (governamentais e não-governamentais) para estruturar uma política de acesso ao território e inclusão para essas pessoas, compreendendo o estímulo a sua chegada planejada, documentação e inserção laboral, educacional e outros aspectos de integração local.

 

Se você achou o conteúdo interessante, compartilhe usando os botões das redes sociais, ou deixe um comentário abaixo.

Sugestões e recomendações são muito bem-vindas!

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

− 1 = 2

Receba as novidades

Artigos selecionados

Artigos selecionados é um espaço que visa trazer conteúdos atualizados para os servidores públicos, facilitando o acesso a artigos recentes de importantes revistas nacionais e estrangeiras, inclusive em base de dados de acesso restrito assinadas pela Enap.