Biblioteca Graciliano Ramos

Artigos Selecionados

Gestão de Desempenho

Olá,

O Tema dessa semana é Gestão de Desempenho. Selecionamos os artigos “Avaliação de desempenho humano na esfera pública: estado da arte na literatura internacional e nacional” e “Gestão de Desempenho: validação de um instrumento de medida “

Os dois artigos são de acesso aberto.

 

Avaliação de desempenho humano na esfera pública: estado da arte na literatura internacional e nacional (2017) 

Paula Debiasi Reynaud; Marilda Todescat

Acesse o artigo

Resumo: A finalidade deste artigo é analisar a produção científica publicada em periódicos referentes ao tema de avaliação de desempenho humano no setor público. Para isso, a temática foi pesquisada em publicações das bases e dados de artigos Scientific Eletronic Library Online (Scielo), Scientific Periodicals Eletronic Library (Spell) e Web of Science. Trata-se de uma pesquisa de objetivo exploratório e abordagem qualitativa e para a análise dos dados usou-se o estudo bibliométrico com foco em análise de conteúdo. O processo possibilitou identificar 41 artigos relevantes e alinhados como tema de pesquisa. O presente estudo ainda investigou a evolução temporal desse portfólio, os autores de referência na temática, os periódicos que mais publicam sobre o tema, os artigos mais citados, as referências mais usadas e as principais metodologias adotadas. Com os resultados, pode-se perceber uma lacuna teórica nos estudos sobre avaliação de desempenho humano na esfera pública e a inexistência de uma teoria consolidada sobre essa temática no campo da administração pública.

 

Gestão de Desempenho: validação de um instrumento de medida (2017)

Antero Rodrigues; Francisco Cesário; Filipa Castanheira; Maria Chambel Correio

Acesse o artigo

Resumo: Esta investigação pretende validar e adaptar uma medida de gestão de desempenho em Portugal. Participaram do estudo 1.815 indivíduos. Foram demonstradas propriedades psicométricas estáveis e adequadas (validade fatorial, consistência interna e validade convergente). A medida é composto de 28 itens, divididos por cinco fatores (relação supervisorcolaborador, resultados, feedback desfavorável, feedback favorável e documentos) e cotados numa escala de Likert de 5 pontos (diferente da estrutura encontrada pelos autores originais). Além disso, procedeu-se à análise da relação entre esta medida e a reação ao feedback. Verificou-se uma correlação positiva entre as subdimensões desta escala e da reação ao feedback. Conclui-se que essa escala é uma maisvalia, pois permite uma perspectiva multidimensional da gestão de desempenho, ou seja, a análise dos resultados consequentes da avaliação e do fornecimento de dados preciosos sobre a comunicação desses resultados aos colaboradores.

 

Se você achou o conteúdo interessante, compartilhe usando os botões das redes sociais, ou deixe um comentário abaixo.

Sugestões e recomendações são muito bem-vindas!

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

− 4 = 2

Receba as novidades

Artigos selecionados

Artigos selecionados é um espaço que visa trazer conteúdos atualizados para os servidores públicos, facilitando o acesso a artigos recentes de importantes revistas nacionais e estrangeiras, inclusive em base de dados de acesso restrito assinadas pela Enap.