Biblioteca Graciliano Ramos

Artigos Selecionados

Gestão em todas as partes: o que aconteceu com a governança?

Em dezembro de 2018 a Enap e a International Public Policy Association (IPPA) promovem a 4ª Edição do Curso de Verão Internacional sobre Políticas Públicas, a Curadoria selecionou um artigo publicado recentemente pelo professor B. Guy Peters, responsável por um dos cursos do “Summer School”.

O artigo pode ser acessado na ProQuest, base de dados assinada pela Biblioteca da Enap.

 

Management, management everywhere: whatever happened to governance? (2017)

B. Guy Peters

Acesse o artigo

Resumo traduzido: O título deste artigo é uma homenagem óbvia a Frederickson (2005). Enquanto George lamentava o (presumível) declínio da administração pública em face do avanço dos estudos de governança, questionarei as contribuições da administração pública para o estudo da governança, amplamente definido. Embora eu deva admitir mais do que um pouco de ceticismo sobre o que a administração pode nos dizer sobre governar, além das contribuições que foram feitas para a eficiência de alguns serviços públicos, este artigo não pode e não deve ser visto como apenas negativo ou reacionário. Há pouca dúvida de que, em um sentido técnico, muitos dos governos agora têm um desempenho melhor do que no passado, mas meu ponto será: pode haver mais do que desempenho interno necessário para governar.

 

Se você achou o conteúdo interessante, compartilhe usando os botões das redes sociais, ou deixe um comentário abaixo.

Sugestões e recomendações são muito bem-vindas!

 

1 resposta para o Gestão em todas as partes: o que aconteceu com a governança?

  • A quinta vantagem da abordagem alicercada em valor para o desempenho e a necessidade de edificar e sustentar uma cultura organizacional forte, produzindo um desempenho com valor da cultura organizacional, sendo oportuno para prestar servicos publicos sustentaveis de longo prazo. A abordagem baseada em valor cria oportunidade para todos os participantes do sistema edificar acordos em volta de valores compartilhados, ainda que ocorram diferentes tipos de valores na sociedade. A construcao de confianca entre os membros da organizacao publica e a sociedade civel e um avanco em direcao a governanca publica.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

21 − 13 =

Receba as novidades

Artigos selecionados

Artigos selecionados é um espaço que visa trazer conteúdos atualizados para os servidores públicos, facilitando o acesso a artigos recentes de importantes revistas nacionais e estrangeiras, inclusive em base de dados de acesso restrito assinadas pela Enap.