Biblioteca Graciliano Ramos

Artigos Selecionados

Inovação em compras públicas

A Enap recebeu na semana passada o Seminário Inovação em Compras Públicas, conduzido ­ pelo professor do Programa de Inovação em Logística Pública da Enap e analista do Tribunal Superior Eleitoral, Thiago Bergmann de Queiroz. Foram abordadas as principais inovações na área de Compras Públicas para os próximos anos, em termos de legislação e de gestão.

Para trazer mais insumos para essa discussão, gostaríamos de compartilhar os textos e vídeos a seguir:

Mercados para a inovação: compras públicas e regulação/normatização no Brasil

André Rauen

Acesse o texto em português

Resumo: este artigo tem por objetivo demonstrar o potencial de transformação das compras públicas e da regulação enquanto mecanismos de fomento à inovação pelo lado da demanda. O mesmo é um extrato de capítulo que inaugura o livro Políticas de Inovação pelo Lado da Demanda no Brasil. Nesse sentido, apresentam-se dados nacionais e internacionais de compras públicas, bem como se descrevem as principais instituições nacionais com poder de regulação e que, de alguma forma, podem impulsionar a demanda por inovações para caminhos socialmente desejáveis.

 

Public Procurement and Innovation: Towards a Taxonomy

Hommen, Leif; Rolfstam, Max.

Journal of Public Procurement; Boca Raton Vol. 9, Ed. 1,  (2009): 17-56.

Acesse o texto em inglês – usuários da Biblioteca da Enap tem acesso a esta revista pela Proquest*

Resumo traduzido: o papel dos contratos públicos como um instrumento para estimular a inovação tem sido cada vez mais enfatizado pelos formuladores de políticas europeus. Essa perspectiva aumenta a demanda para a compreensão da contratação pública como uma atividade que ocorre em uma variedade de diferentes contextos de compras e como um ato de inovação. Nesse sentido, este artigo propõe uma taxonomia de compras públicas e inovação, combinando aprendizado interativo e perspectivas evolutivas em processos de inovação para dar conta da ampla gama de diferentes ‘ambientes de interação’ ou ‘interfaces de recursos’ nos quais governo ou organizações do setor público podem atuar como líderes usuários de inovações. Nesta base, a taxonomia extrai implicações políticas práticas para a concepção de programas e iniciativas para a aquisição pública de inovações.

 

La Política de Compra Pública como Estímulo a la Innovación y el Emprendimiento

Zabala-Iturriagagoitia, Jon Mikel.

Journal of Technology Management & Innovation v.12, n.1 Santiago 2017.

Acesse o texto em espanhol

Resumo traduzido: nos últimos anos, tem havido uma tendência crescente para a incorporação de instrumentos de articulação de demanda. Um dos instrumentos que mais recebeu atenção é o da compra pública. Neste artigo procuramos ilustrar como o setor público pode se comportar de maneira estratégica, considerando a inovação como um dos princípios fundamentais na realização de tais compras. Isso se reflete em quatro iniciativas de compras públicas como estímulo à inovação. Além disso, oferecemos uma estrutura conceitual em que a inovação está relacionada ao empreendedorismo e o potencial de compras públicas é analisado para estimular ambos os fenômenos.

 

Os vídeos abaixo dão uma visão mais ampla da inovação no setor público:

 

Vídeo da Enap com o professor Thiago Bergmann entrevistando o diretor de inovação e gestão do conhecimento da Enap, Guilherme Almeida

http://bit.ly/2k6hFGL

Resumo: entrevista que traz alguns questionamento sobre inovação como uma forma de repensar o papel do Estado com foco na prestação de melhores serviços, entendendo as reais necessidades do cidadão. Quais as competências necessárias para os gestores nesse contexto? Qual o papel da logística em suportar a inovação no setor público?

 

Vídeo da Enap com o professor Thiago Bergmann entrevistando o coordenador de estudos e políticas de estado e democracia do Ipea, Pedro Cavalcante

http://bit.ly/2GvfSDL

Resumo: entrevista que aborda a evolução histórica sobre modelos de gestão e inovação no setor público, as áreas de inovações na gestão pública, como transparência, governo eletrônico, novos arranjos em políticas públicas, atuação em redes e utilização de tecnologia da informação, e a evolução histórica da burocracia federal.

 

ATENÇÃO! Journal of Public Procurement é uma revista de acesso restrito, e faz parte da coleção da base de dados assinada pela Biblioteca da Enap. Para acessar os artigos dos sumários dessa revista, siga o passo a passo abaixo:

Para o primeiro acesso faça o seu cadastro e tenha acesso a mais de 7 mil títulos de periódicos e mais de 10 mil títulos de e-books.

 

Se você achou o conteúdo interessante, compartilhe usando os botões das redes sociais, ou deixe um comentário abaixo. Sugestões e indicações são muito bem-vindas!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

+ 46 = 51

Receba as novidades

Artigos selecionados

Artigos selecionados é um espaço que visa trazer conteúdos atualizados para os servidores públicos, facilitando o acesso a artigos recentes de importantes revistas nacionais e estrangeiras, inclusive em base de dados de acesso restrito assinadas pela Enap.