Biblioteca Graciliano Ramos

Artigos Selecionados

Insights Comportamentais & Políticas Públicas

O que a ciência conhece sobre o comportamento humano pode nos ajudar a formular e implementar políticas públicas mais efetivas?

A Enap vem investindo cada vez mais na agenda sobre economia comportamental e nudge,  promovendo cursos e eventos como o Seminário sobre Insights Comportamentais &Políticas Públicas que ocorreu essa semana.

Segue um estudo sobre o tema e um vídeo curto para quem ainda não conhece o assunto.

Antonio Claret Campos Filho e Luis Henrique Paiva

Insights comportamentais e políticas de superação da pobreza

Acesse o texto completo

Resumo: O estudo publicado pelo IPC-IG defende que aqueles em situações de escassez, como a pobreza,  têm uma maior sobrecarga mental, pois estão sujeitos a preocupações que não afetam a vida daqueles de maior renda, como a qualidade da água consumida ou o acesso à alimentação. Evitar contrair empréstimos a juros altos é um exemplo da falta de autocontrole que  tende  a ser mais frequente e mais onerosa para os pobres. Decisões de longo prazo também tendem a ser negativamente afetadas pelas sobrecargas associadas à escassez, como retirar os filhos da escola para buscar algum tipo de trabalho, por conta da perda de emprego dos pais, o que acarreta consequências negativas para toda a vida da criança. O desenho de políticas e programas sociais precisaria considerar esta ocorrência esperada de erros e as situações concretas vividas por famílias ou comunidades pobres. Os programas deveriam ser tão simples quanto for possível para atingir os seus objetivos, evitando demandas e compromissos desnecessários sobre os seus beneficiários. Essas pessoas tomariam melhores decisões a longo prazo, como acumular poupança, caso tivessem alguma perspectiva de futuro, de realização de projetos de longo prazo. Um mínimo de segurança também é fundamental: microcrédito, a educação das crianças, a segurança do emprego, a disponibilidade de uma rede de proteção social básica e seguros contra doenças ou calamidades.

 

Nudge – Em Português- Ajudando Pessoas a Fazerem Melhores Escolhas

BEAR – Behavioural Economics in Action at Rotman

Acesse o vídeo

Resumo: breve explicação sobre o nudge e sua aplicação em políticas públicas.

 

 

Cada vez mais utilizados na formulação, implementação e avaliação de Políticas Públicas, os insights comportamentais já foram objeto de relatórios publicados pelo Banco Mundial (2015), pela OCDE (2017) e pela União Europeia (2016). Há diversas redes de praticantes e unidades de governo especificamente responsáveis pela aplicação de insights comportamentais atualmente em atividade em diversos países, como o Reino UnidoEstados Unidos, Alemanha, Holanda, FrançaCanadá, Dinamarca e Finlândia, entre outros.

 

Se você achou o conteúdo interessante, compartilhe usando os botões das redes sociais, ou deixe um comentário abaixo. Sugestões e indicações são muito bem-vindas!

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

− 1 = 5

Receba as novidades

Artigos selecionados

Artigos selecionados é um espaço que visa trazer conteúdos atualizados para os servidores públicos, facilitando o acesso a artigos recentes de importantes revistas nacionais e estrangeiras, inclusive em base de dados de acesso restrito assinadas pela Enap.