Biblioteca Graciliano Ramos

Artigos Selecionados

Liderando a mudança em organizações públicas

Na semana de abertura do curso Harvard na Enap – Liderança e Inovação em Contextos de Mudança esse foi o tema escolhido.

Selecionamos o artigo “Held back and pushed forward: leading change in a complex public sector environment”, a resenha “A Passion for Leadership: Lessons on Change and Reform from Fifty Years of Public Service” e o livro “Leading change in public organizations: A study about the role of leadership in the implementation of organizational change in a public sector context”

A resenha e o livro são de acesso aberto e estão disponíveis na Internet. O artigo foi disponibilizado em PDF e também pode ser acessado pela ProQuest.

 

Held back and pushed forward: leading change in a complex public sector environment (2015)

 Joris van der Voet

Ben Kuipers

Sandra Groeneveld

Acesse o artigo

Resumo traduzido: As organizações públicas geralmente precisam implementar mudanças organizacionais. Diversos autores argumentam que as características específicas das organizações públicas tornam a implementação da mudança organizacional em organizações públicas distinta ou ainda mais difícil. No entanto, esta questão recebeu pouca investigação empírica tanto na gestão pública como na pesquisa sobre gestão de mudança. As organizações públicas normalmente operam em um ambiente caracterizado por freios e contrapesos, poder compartilhado, interesses divergentes e o primata político. O objetivo deste artigo é avançar o conhecimento sobre como a implementação da mudança e sua a liderança é afetada pelo ambiente complexo em que as organizações públicas operam.

 

 

A Passion for Leadership: Lessons on Change and Reform from Fifty Years of Public Service (2016)

Douglas A. Brook

Acesse a resenha

Resumo traduzido: Os leitores discernirão a ênfase Gates (Robert M. Gates , A Passion for Leadership: Lessons on Change and Reform from Fifty Years of Public Service) coloca no comportamento do líder. Além dos aspectos mais técnicos e estruturais do gerenciamento de mudanças, Gates discute repetidamente a necessidade de tratar as pessoas com respeito, de ouvi-las, de mantê-las informadas e de liderar com força, humildade e autoridade moral. Ao mesmo tempo, ele era um manipulador particularmente eficaz de pessoas e organizações. O que mais três empregos de alta visibilidade e alta pressão poderiam ter, e ainda assim Gates sempre se comportava com um comportamento fácil e um olho brilhante, mesmo quando estava estabelecendo metas difíceis ou expressando descontentamento com o progresso ou a performance. Nós sabemos tanto da Paixão quanto do Dever que ele estava freqüentemente irritado e frustrado, mas que quase nunca se traduzia em liderança abusiva ou queixa pública.

 

 

Leading change in public organizations: A study about the role of leadership in the implementation of organizational change in a public sector context (2014)

 Joris van der Voet

Acesse o livro

Resumo traduzido: Grande parte da literatura de gestão pública está de alguma forma preocupada com a mudança. A pesquisa de políticas aborda como as novas políticas geram resultados sociais desejáveis ​​(Sabatier, 1984; O’Toole, 2000). Estudos sobre governança destacam como problemas sociais não são mais abordados por organizações governamentais individuais, mas cada vez mais por parcerias entre organizações governamentais e privadas, ou redes que consistem em governo, empresas e sociedade civil (Koppenjan & Klijn, 2004; Kickert, Klijn & Koppenjan, 1997). Klijn, Steijn & Edelenbos, 2010). A pesquisa sobre inovação enfatiza novos produtos e novas formas de prestação de serviços públicos (Damanpour & chneider, 2009; Osborne & Brown, 2011; Bekkers, 2011).

 

Se você achou o conteúdo interessante, compartilhe usando os botões das redes sociais, ou deixe um comentário abaixo.

Sugestões e recomendações são muito bem-vindas!

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

− 4 = 4

Receba as novidades

Artigos selecionados

Artigos selecionados é um espaço que visa trazer conteúdos atualizados para os servidores públicos, facilitando o acesso a artigos recentes de importantes revistas nacionais e estrangeiras, inclusive em base de dados de acesso restrito assinadas pela Enap.