Sobre a Biblioteca
Referência em Administração Pública e Gestão Governamental com mais de 29 mil obras em seu acervo físico e digital
Nossa Missão
A biblioteca, integrante da Diretoria de Inovação (GNova) tem como missão tratar e disseminar informações que contribuam para a consolidação do campo de conhecimento sobre administração pública, gestão governamental, finanças públicas e políticas públicas.
Em 2019 a Esaf foi integrada à Enap e em 2021 houve a integração das bibliotecas dos dois órgãos, quando a Biblioteca da Enap recebeu o acervo da Biblioteca da Esaf, ampliando significativamente seu alcance e diversidade de conteúdo.
Estrutura e Ambiente
Localizada no edifício da Enap, a biblioteca possui um ambiente iluminado, arejado, moderno, confortável e climatizado, além de um amplo salão de leitura, e acesso livre ao acervo, criando um espaço ideal para estudo e pesquisa.
É aberta à comunidade em geral, entretanto, por ser especializada, tem como público-alvo os servidores públicos, alunos, professores e pesquisadores da Enap que buscam aprofundar seus conhecimentos.
Nossa equipe é composta por três bibliotecárias, um gestor de projeto, dois técnico-administrativos, dois auxiliares administrativos, e dois estagiários de Biblioteconomia, sempre prontos para auxiliar e orientar os usuários.
Nosso Acervo
A biblioteca é completamente automatizada e utiliza o sistema Koha Free Library System, especialmente desenvolvido para administração de coleções e serviços de biblioteca, o que permite a disponibilização de seu catálogo pelo endereço https://acervo.enap.gov.br/.
Seu acervo especializado é utilizado, principalmente, como referência aos programas e cursos ministrados, com maior ênfase nos cursos de formação e pós-graduação lato e stricto sensu, fornecendo material essencial para o desenvolvimento acadêmico e profissional.
Atualmente, dispomos de cerca de 29.000 livros, com uma taxa média de crescimento anual de 200 títulos, em assuntos referentes à administração pública, finanças públicas e gestão governamental.
Os usuários têm acesso ao Portal de Periódicos Capes e 160 títulos de periódicos impressos nas dependências da Enap, além de outras bases de dados assinadas pela biblioteca, com publicações nacionais e estrangeiras, em várias áreas do conhecimento e idiomas, através do endereço https://periodicos.enap.gov.br.
Gestão de Qualidade
Para manter a qualidade, atualização e atender novas demandas de seus usuários, a Biblioteca conta com a Comissão de Acervos da Biblioteca (CAB), integrante da estrutura de governança da Enap, com o objetivo de implementar a política de desenvolvimento e avaliação de coleções.
Adicionalmente, gerenciamos o Repositório Institucional que organiza e disponibiliza a produção técnica e científica da Enap, a Casoteca de Gestão Pública, o Banco de Práticas ODS, as iniciativas premiadas no Concurso Inovação na Gestão Pública, entre outros materiais. Todas as publicações são de livre acesso através do endereço https://repositorio.enap.gov.br/
Por meio de nossa equipe de servidores, são realizadas outras atividades técnicas, tais como: divulgação das novas aquisições, levantamentos bibliográficos especializados, catalogação na fonte e indexação de todas as publicações editadas pela Escola, e atualização do tesauro.
Projeto Biblioteca do Futuro (BdF)
A Biblioteca Graciliano Ramos, da Enap, vem desde 2021 organizando atividades culturais e pedagógicas dentro do Projeto Biblioteca do Futuro (BdF), com o intuito de transformar seu espaço, tendo como marco a diversificação dos serviços e experiências oferecidas.
O Projeto é uma iniciativa da Diretoria de Inovação da Escola Nacional de Administração Pública, buscando inovar no conceito tradicional de bibliotecas.
O BdF nasce da necessidade e do desejo de transformar a biblioteca da Enap em um espaço de construção de conhecimento, colaboração e inovação, para cumprir a missão da Escola de formar e desenvolver agentes públicos capazes de inovar, alcançar resultados e servir à sociedade.
A proposta é que a Biblioteca use ciência, tecnologia e arte como instrumentos para reflexão e transformação do estado e do Brasil, criando um ambiente dinâmico e interativo.
Utilizamos o mote "pessoa artefato - toda pessoa é um acervo!", para valorizar os diferentes tipos de conhecimentos, de saberes, não só o técnico e acadêmico, reconhecendo o valor das experiências individuais.
E trabalhamos com 4 categorias de atividades para estimular diversos sentidos nas pessoas, a partir do fazer, apreciar, aprender e exercitar, pensando em como devem ser as bibliotecas no futuro.