Em 2019 com a integração da Esaf, a Enap passou a ter duas bibliotecas, uma no Campus Jardim e outra no Campus Asa Sul, que foram integradas sob a gestão da Coordenação-Geral de Gestão do Conhecimento, Tecnologias e Prêmios. As bibliotecas têm como missão tratar e disseminar informações que contribuam para a consolidação do campo de conhecimento sobre administração pública, gestão governamental, finanças públicas e políticas públicas.

No ano de 2021 houve a integração das duas bibliotecas, ficando liocalizada no Campus Asa Sul. Possui um ambiente iluminado, arejado, moderno, confortável e climatizado, além de um amplo salão de leitura, e acesso livre ao acervo. É aberta à comunidade em geral, entretanto, por sere especializada, têm como público-alvo os servidores públicos, alunos, professores e pesquisadores da ENAP. A equipe é composta por duas bibliotecárias, dois técnico-administrativos, cinco auxiliares administrativos, e dois estagiários de Biblioteconomia.

A biblioteca é automatizada e utiliza o sistema Koha Free Library System, especialmente desenvolvido para administração de coleções e serviços de biblioteca, o que significa, inclusive, a disponibilização de seu catálogo pelo endereço https://acervo.enap.gov.br/.

Seu acervo especializado é utilizado, principalmente, como referência aos programas e cursos ministrados, com maior ênfase nos cursos de formação e pós-graduação lato e stricto sensu. Atualmente, dispõe de cerca de 29.000 títulos de livros, com uma taxa média de crescimento anual de 200 títulos, em assuntos referentes à administração pública, finanças públicas e gestão governamental.

Seus usuários cadastrados podem ter acesso, ainda, a bases de dados assinadas com cerca de 2 milhões de periódicos acadêmicos e 20 mil livros nacionais e estrangeiros em várias áreas do conhecimento, em vários idiomas, através do endereço https://periodicos.enap.gov.br. Além disso, os usuários têm acesso ao Portal de Periódicos Capes e 160 títulos de periódicos impressos nas dependências da Enap.

Para manter a qualidade, atualização e atender novas demandas de seus usuários, a Biblioteca conta com a Comissão de Acervo Bibliográfico, integrante da estrutura de governança da Enap, com o objetivo de implementar a política de desenvolvimento e avaliação de coleções.

Adicionalmente, importa destacar a gestão do Repositório Institucional que organiza e disponibiliza a produção técnica e científica da Enap, a Casoteca de Gestão Pública, o Banco de Práticas ODS, as iniciativas premiadas no Concurso Inovação na Gestão Pública, entre outros materiais. Todas as publicações são de livre acesso através do endereço https://repositorio.enap.gov.br/

A Coordenação-Geral de Gestão do Conhecimento, Tecnologias e Prêmios também exerce importante função de divulgação do acervo com os serviços da Curadoria Enap, que divulga novas aquisições e publicações relevantes pelas redes sociais e boletins divulgados pela Enap. Também são elaborados o Boletim Eletrônico de Bibliografias Especializadas, que a cada edição divulga as diversas publicações disponíveis em seu acervo acerca de determinado tema; o Sumário de Periódicos, que divulga o conteúdo das revistas acadêmicas relevantes e a Exposição Virtual, que disponibiliza o acesso a diferentes tipos de materiais, como vídeos, artigos, livros, podcasts.

Por fim, por meio de sua equipe de servidores, são realizadas outras atividades técnicas, tais como: levantamentos bibliográficos especializados, catalogação na fonte e indexação de todas as publicações editadas pela Escola; elaboração de índices anuais de autores e assuntos da Revista do Serviço Público; elaboração de referências bibliográficas e atualização do tesauro.

 Acesse o Regulamento da Biblioteca Graciliano Ramos.  

Newsletter