A qualquer pessoa é permitido o acesso à Biblioteca e ao seu acervo, desde que devidamente identificada, nos dias e horários de atendimento.

O horário de atendimento da Biblioteca da Enap é:

De segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 18h.

Existem 2 tipos de cadastro:

  1. Para empréstimos de livros impressos;
  2. Para acesso às bases de livros e periódicos eletrônicos.

 

Podem se cadastrar como usuários plenos da Biblioteca Graciliano Ramos, aptos a retirar obras por empréstimo, os servidores públicos ativos e inativos, professores universitários e pesquisadores residentes no Distrito Federal.

Alunos dos cursos da Enap com duração superior a 30 dias mesmo que provenientes de outros estados poderão se inscrever como usuários plenos. Neste caso, o empréstimo de obras será autorizado apenas no período de duração do curso, devendo ser interrompido sete dias antes do término das aulas.

Estagiários da Enap poderão se inscrever como usuários plenos da Biblioteca somente no período do estágio e terão os serviços de empréstimos interrompidos sete dias antes do término.

As bibliotecas do Distrito Federal poderão se inscrever como usuárias desde que haja reciprocidade com a Biblioteca Graciliano Ramos, além de ser obrigatória a apresentação de ofício para solicitação de empréstimo.

 

Aos alunos, pesquisadores, professores e servidores públicos de todo o Brasil é permitido o cadastros para acesso remoto às bases de dados de livros e periódicos eletrônicos.

 

Os demais usuários podem frequentar a biblioteca, consultar o acervo no local e solicitar cópias.

Os meios de contato são o telefone (61) 2020-3139, e e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Não. É vedada a inscrição, como usuários plenos, de empregados de empresas prestadoras de serviços terceirizados.

A inscrição de usuário somente será feita no Setor de Empréstimo, mediante apresentação dos seguintes documentos (impressos ou digitais):

1. Carteira de Identidade ou outro documento de identificação admitido pela legislação;

2. CPF;

3. Comprovante de residência;

4. Carteira funcional ou qualquer documento apto a comprovar o vínculo funcional (somente para servidores públicos);

5. Cópia do contrato de estágio (somente para estagiários da Enap);

6. Cópia de declaração de vínculo com a faculdade, universidade ou instituição de ensino (somente para professores e pesquisadores);

7. Ofício de solicitação de cadastro (somente para bibliotecas no Distrito Federal);

A falta dos itens mencionados acima impossibilitará a inscrição do usuário na Biblioteca.

 

Para acessar os livros e periódicos eletrônicos é necessário preencher o cadastro disponível em http://periodicos.enap.gov.br/

Não. Em razão de suas peculiaridades, o empréstimo das obras de referência, obras de consulta, periódicos e determinadas obras do acervo geral indicadas pela Coordenação da Biblioteca é impossibilitado. Essas estão disponíveis somente para consulta nas dependências da Biblioteca.

Sim. O usuário pode retirar, por empréstimo, até cinco publicações pelo prazo máximo de dez dias úteis. Podendo ser renovado 2 vezes por igual período, desde que não haja reservas.

Não. O empréstimo só será realizado na presença do usuário cadastrado e com a apresentação da carteira de identificação de usuário da Biblioteca ou documento pessoal com foto. É vedado o empréstimo realizado por terceiros, mesmo com a apresentação dos documentos do titular.

Sim. As publicações podem ser renovadas por igual período, desde que não haja pedido de reserva feito por outro usuário, nas seguintes formas:
1. Diretamente no Setor de Empréstimo;

2. Pelo próprio usuário na página da Biblioteca por meio de senha pessoal;

3. Por solicitação via e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. desde que enviado até a data de vencimento, no horário de atendimento da Biblioteca. Após duas renovações consecutivas o sistema de empréstimo bloqueará automaticamente o acesso a outras renovações. Caso seja de interesse do usuário continuar com as publicações emprestadas, deverá comparecer à Biblioteca com o material, efetuar a devolução e realizar novo empréstimo.

Newsletter